Limpando A AEG
Limpando A AEG

Ter sua arma de Airsoft limpa garante o bom funcionamento geral do equipamento e mais precisão no tiro, o que é uma excelente ajuda na hora da batalha. A limpeza deve ser realizada, em média, a cada dois mil disparos e, se feita de forma correta e constante, também vai assegurar que não ocorra o desgaste precoce das peças ou que a arma emperre entre os tiros.

Para te ajudar nessa tarefa, fizemos um passo a passo sobre como limpar sua arma de Airsoft. Antes de começar a limpeza, porém, é preciso entender o funcionamento de sua arma e algumas questões de segurança. Confira!

Frequência da limpeza

Em média, a arma do Airsoft deve ser limpa e lubrificada a cada 2 mil tiros. Mas, caso você tenha participado de um jogo em local com muita poeira, por exemplo, é importante fazer a limpeza logo depois, principalmente do cano. Também existem algumas diferenças entre os tipos de arma de pressão, que podem ser elétricas, a gás ou de mola.

Antes de mais nada, leia o manual de sua arma de Airsoft e pesquise sobre seu funcionamento. Caso ela seja desmontável, estude bem como desmontar e montar novamente para evitar problemas.

AEG x GBB x Spring

A arma de pressão elétrica (AEG) é a mais simples. Uma limpeza básica  deve ser feita na arma depois de um jogo, seguindo os passos que serão dados mais à frente neste artigo. No caso da AEG, é importante ter cuidado com a bateria, que não deve ser sobrecarregada. Na hora de carregar a bateria, o ideal é que isso seja feito com calma, pois carregamentos rápidos também podem danificá-la.

Já as armas a gás (GBB, ou Gas Blow Back, em inglês), demandam uma manutenção mais atenta e constante para que seu desempenho e vida útil não sejam prejudicados. Lembre-se também de que a arma sempre deve ser guardada sem carregador e câmara, e de que o reservatório deve conter um pouco de gás. Tenha cuidado com a força usada na hora de montar ou desmontar sua arma para não quebrar.

As armas de pressão a gás possuem uma válvula no carregador (magazine) e na arma de pressão em si. Para manter essa válvula nas condições corretas, use uma chave de parafuso (do tamanho certo) e, cuidadosamente, remova a válvula. Aplique algumas gotas de óleo de silicone dentro do reservatório de gás e, com cuidado, coloque-a de volta.

Por fim, as armas de pressão à mola, ou spring, possuem uma construção mais simples, o que também facilita a limpeza. É importante ficar atento para evitar o desgaste ou a danificação do cilindro e seus mecanismos.

Preparação com segurança

Antes de partir para a limpeza é importante atentar-se para algumas ações de segurança:

  • Remova o carregador de munição;
  • Esvazie sua Airsoft e dê alguns tiros para se certificar de que nada ficou dentro da arma;
  • Remova a bateria ou gás de sua arma.

Materiais necessários

Basicamente, você vai precisar de água, sabão neutro, pedaços de pano limpos, papel toalha, silicone (certifique-se de que o óleo de silicone é 100% puro, pois aditivos podem comprometer sua arma) e graxa de lítio branco.

Passo a passo da limpeza

Confira nosso passo a passo para fazer a limpeza a manutenção completas de sua arma de pressão.

 

1 Cano interno

Essa é a parte mais fácil da limpeza da arma de Airsoft. Para limpar o cano você vai precisar da vareta de limpeza (que geralmente acompanha a arma), óleo de silicone 100% puro e pedaços de pano de algodão limpos.

Antes de começar, lembre-se de zerar seu Hop Up e retirar as bbs que ficaram presas no cano. Isso pode ser feito com a própria vareta, quem tem uma haste chanfrada própria para a desobstrução do cano.

Depois disso, coloque um pouco do silicone em um pedaço de pano e empurre-o para dentro do cano com a vareta, repetindo movimentos para dentro e fora. Enquanto o pano estiver sujo, repita a prática com um novo, aplicando um pouco mais de silicone. Isso deve ser feito até que o pano saia limpo.

2 Hop Up

Peça fundamental para o bom desempenho da sua arma de Airsoft, o Hop Up exige condições perfeitas para garantir a precisão de seu tiro. Para limpá-lo, você vai precisar apenas de água quente, sabão neutro (ou sabão de coco) e papel toalha.

Comece desmontando o Hop Up — basta retirar a trava na extremidade do cano — e coloque a peça dentro de uma bacia com a água quente e sabão neutro, deixando de molho por pelo menos 30 minutos. Quando tirar o Hop Up da água, coloque-o para secar sobre o papel toalha e somente quando estiver completamente seco, coloque-o de volta ao cano.

Observação: é possível que, no início, os tiros saiam imprecisos se houver excesso de óleo de silicone sobre o Hop Up, mas isso é normal e após alguns tiros o óleo vai sumindo.

3 Gearbox

Parte um pouco mais complicada para limpar, a gearbox exige um pouco mais de cautela e cuidado, já que estamos lidando com toda a parte interna da arma. Por isso, caso você seja iniciante ou não tenha conhecimento para fazer o serviço, busque a ajuda de um profissional.

Para fazer a limpeza, você vai precisar de papel toalha, água e sabão e graxa de lítio branco. O primeiro passo é abrir a gearbox em duas partes, retirando as engrenagens, pistões e cilindros. Com água e sabão, faça a limpeza das peças e seque. Depois, é só aplicar a graxa de lítio branco nas engrenagens.

É importante certificar-se de aplicar a graxa nos espaços dos eixos de transmissão, que precisam ser lubrificados. Lembre-se também de passar uma camada de óleo para garantir o deslize do pistão. Por fim, é só montar novamente sua gearbox. Efetue disparos antes de colocar o cano de volta, pois assim você elimina os excessos de graxa.

Pronto para a batalha

Feito o processo de limpeza e manutenção de sua arma de Airsoft, você já está pronto para o jogo. Lembre-se de que o cuidado com a sua arma de pressão vai interferir positivamente em sua vida útil e na qualidade de desempenho na hora da batalha. Por isso é importante investir nos cuidados.

Fonte: QG AIRSOFT www.qgairsoft.com.br

Adptado Por: ATAC MILSIM

Add Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *