Dica Para Novatos
Dica Para Novatos

Para ter um desempenho positivo no Airsoft, é preciso muito mais do que paixão e força de vontade. É comum que a falta de informação adequada atrapalhe um pouco o desempenho dos novatos. Táticas, estratégias, equipamento, relações com a equipe e habilidades são importantes de serem observadas para o desenvolvimento dos recrutas.
Se você está pensando em entrar para esse universo de competição e adrenalina, ou tem pouca experiência com o jogo e quer se aperfeiçoar para tornar-se um bom jogador, confira as 5 dicas que destacamos para você.

Mantenha-se seguro

O primeiro cuidado que um jogador de Airsoft deve ter – e  não é só para os recrutas – é com a proteção. Quanto mais seguro, maior a diversão. Para isso, é possível utilizar os equipamentos básicos de segurança, como os óculos de proteção, coletes, capacetes, blusas de manga longa, etc. Mantenha a face sempre segura e não deixe a pele do braço exposta para evitar impactos diretos.

As vestimentas e os equipamentos de proteção, além de garantirem a segurança, podem ser utilizados, estrategicamente. Uma vez bem escolhidos, podem ajudar na camuflagem. Por isso, conheça o local onde você vai jogar e selecione suas roupas e equipamentos, de acordo com esse ambiente.

Proteção Básica

Dica rápida: nem sempre é o ideal vestir-se todo de preto caso for jogar à noite, pois se alguém lança uma luz sobre você, já era! Utilize o mesmo uniforme, como quando joga durante o dia, nesse local.

Escolha bem a sua arma

Sua arma no Airsoft é o acessório mais importante! Ela é responsável por parte do seu sucesso ou fracasso no jogo, além de servir como objeto de individuação ao jogador. Para o iniciante em Airsoft, uma das maiores dificuldades iniciais é com certeza a escolha da primeira arma, já que essa escolha envolve visão estratégica e investimento financeiro.

Lembre-se sempre que toda aquisição envolve um gasto, e nem sempre o mais barato é a melhor opção. Se você já está mais seguro de que vai continuar jogando, é aí mesmo que você pode pensar um pouco mais em adquirir uma boa arma que não será descartada com facilidade.

Existem 3 tipos de armas Airsoft: de mola (spring), elétricas (AEG) ou a gás (GBB), que embora se assemelhem visualmente às armas tradicionais, operam de formas distintas.

As armas de mola trabalham a partir da compressão de uma mola que ao ser liberada pelo disparo do gatilho, impulsionam a munição – ou BB, como essas munições são chamadas. A cada disparo é necessário acionar novamente o ferrolho (ou slide).

As armas elétricas também funcionam com a compressão e liberação de uma mola, porém, o movimento é feito por engrenagens movidas a energia elétrica oriunda de uma bateria que pode ser recarregada.

Já as armas a gás têm o disparo mais parecido com as armas tradicionais e funcionam com um mecanismo de expansão de gás no cilindro responsável por impulsionar a BB.

Armas de Airsoft

Além dos tipos de armas, o modelo da arma deve ser escolhido a partir da movimentação e posicionamento do jogador. Rifles, pistolas, submetralhadoras e até granadas precisam ser adquiridas em função do papel do jogador no time e do ambiente da partida.

Lembramos aos novatos que não esqueçam de ler os manuais de orientação das armas para aprender a cuidar e operar o equipamento sem danificá-lo.

Conheça as Táticas de Combate

São inúmeras as táticas de combate estabelecidas pelos times de Airsoft, e elas podem variar de acordo com o ambiente. Geralmente são baseadas em táticas e operações reais enfrentadas pelas forças armadas ao redor do mundo, o que aumenta o dinamismo e a realidade do jogo. O primeiro passo é a negociação dessa tática a partir do objetivo da equipe. Depois, cada jogador será integrado em uma posição.

Conhecer na teoria as táticas e formações de combate ajudará a entender suas funções e objetivos específicos. Mas é na prática que os iniciantes irão assimilar esse conjunto de movimentos.

Para os recrutas é interessante desenvolver nas primeiras partidas, a habilidade de proteção. Quanto menor a área de exposição ao fogo inimigo, melhor. Por isso treine ficar deitado sobre o chão, se arrastar, permanecer agachado atrás de obstáculos, buscar locais para se esconder, enquanto ataca e movimentar-se mais sorrateiramente.

Trabalhe em equipe

O Airsoft é uma modalidade esportiva de competição e cooperação. Você não joga sozinho e deve estar atento ao trabalho em equipe.

O entrosamento com o time vai ajudar o recruta a familiarizar-se com o jogo. Conheça os integrantes da sua equipe, converse com os mais experientes. Peça conselhos e aprenda com aqueles que já sabem um pouco mais que você. Provavelmente eles já cometeram erros que você não precisa cometer!
Uma equipe entrosada faz com que a movimentação e sincronicidade do grupo fiquem mais coesas e eficientes. Lembre-se também de estar em contato com o líder, ele é responsável por orientar as operações e distribuir comandos.

Não se esqueça de fazer amizades! Os companheiros de partida dos campos de Airsoft acabam se tornando grandes amigos, aproveite a oportunidade para conhecer novas pessoas.

A importância do treino e do estudo

Assim como qualquer outra modalidade esportiva, o treino é fundamental para o desenvolvimento do jogador. Treinar tiro e pontaria, movimentação e melhorar o condicionamento físico vai ajudá-lo na hora de jogar pra valer. O treinamento é importante para você se adaptar ao ambiente, à equipe, aos sinais de comunicação típicos das operações e às adversidades que o campo apresenta.

Estudar também é essencial! Leia e pesquise sobre as táticas e formações de combate, aprenda os sinais táticos utilizados e assista algumas partidas. O conhecimento e o treinamento, juntos, irão permitir que você desenvolva reflexo, inteligência, agilidade e competência durante o jogo.

Saiba que só adquirindo informações e praticando é que você vai conseguir se tornar um bom jogador. Tenha curiosidade para pesquisar e investigar, e ao mesmo tempo, perspicácia para aplicar esse conhecimento em campo.

 Não se esqueça, em nenhum momento, de se divertir. O Airsoft é altamente estimulante por mexer com nossos instintos de luta, combate e companheirismo. Abra-se a uma experiência de modificação física e mental.

Fonte: QG AIRSOFT www.qgairsoft.com.br

Adptado Por: ATAC MILSIM

2 Comentário
  • by Tiago Braga Posted 03/02/2017 15:33

    Boa tarde.

    Gostaria de saber se há possibilidade de entrar para o time, se estão aceitando novatos. Bem como, qual a forma de conhecer e assistir uma partida de vocês?
    Desde já, agradeço!

    • by Samuel Dias Posted 07/02/2017 20:50

      Olá Tiago. Não trabalhamos com recrutamento. Somente indicação. Caso tenha interesse em assistir um de nossos treinos entre em contato com o André pelo e-mail andre.carmo@atacmilsim.com.br Obrigado.

Add Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *